Sobre
1988
Vega iniciou a carreira no Mercado Financeiro em 08/08/1988, quando ingressou como office boy no Banco Itaú, na agência 0004 Paula Souza, próximo ao Mercadão da Cantareira, zona cerealista na Capital de São Paulo. Durante os seus 29 anos na instituição, trilhou atividades em vários segmentos no “chão de agência bancária", chegando até o posto mais alto na Regional São Paulo, a de Gerente Geral de Agências, conduzindo as equipes comerciais (PF e PJ) e de operações (administrativa).
Ajudou a gerir grandes negócios, auxiliando empresas e empresários a superar os desafios do segmento, em cenários sempre muito difíceis e de economia fragilizada, em razão de décadas de atraso econômico. Na posição de gestor executivo comercial, de pessoas e de processos, sempre buscou organizar as receitas, despesas e investimentos, melhorando a eficiência, performance e resultados, conquistando lucro e perenidade, não só para os seus clientes, mas também da instituição que sempre ajudou a liderar.
1998
Com 10 anos de atividades, depois de vários postos, promoções, treinamento e cursos de aperfeiçoamento, Vega se fortalece como um grande líder no Banco Itaú e aposta na formação de outros líderes e sucessores, conduzindo suas equipes para os mais variados desafios, desde a implementação do Real, diversos Planos Econômicos, ameaça do “Bug do Milênio”, transformações financeiras e digitais e a internetização das coisas. Em 1998 casou-se, cuja parceria e matrimônio estão fortalecidos até os dias atuais. O fruto desse casamento, até mais sólido do que o Banco Itaú, lhe permitiu receber dois maravilhosos filhos de presentes
2003
Em 2003 Vega se formou em Direito pela Universidade São Francisco e, nos anos posteriores, ainda continuou o seu legado acadêmico, se graduando em MBA em Administração e Gestão Bancária, pela Universidade de São Paulo, incluindo vários outros cursos de aperfeiçoamento, a exemplo da Fundação Getúlio Vargas. Em 2007, através de um processo seletivo interno, aproveitou a sua atualização e upgrade acadêmico, e migrou sua carreira da Rede de Agências para atividades mais estratégicas na Matriz (CTO), quando fez parte da Equipe de Melhoria Continua e Governança da Diretoria de Operações, atuando na identificação de oportunidades, gestão de processos e projetos, bem como, em atividades de Compliance e Auditoria, avaliando riscos e vulnerabilidades da operação.
2009
Em 2009, após vários reconhecimentos, promoções e prêmios (inclusive como gestor da melhor agência de São Paulo em 2009 e ganhador de uma viagem internacional), e de uma recusa para gerenciar a Área de Operações de Rede de Agências em Manaus (por problemas familiares), conquistou uma vaga disputadíssima e de grande destaque, quando assumiu uma posição de Head de Prevenção à Fraudes na Área de Inspetoria no Banco Itaú, na Matriz (CEIC), permanecendo por lá por 8 anos.
Na Inspetoria, foi responsável pela gestão e desenvolvimento do time de atendimento, investigação e repressão em 1º nível (Gestão de Riscos, Prevenção a Fraude, PLDFT, Compliance e Payments), atendendo toda a rede de agências, departamentos e coligadas, abrangendo mais de 100mil funcionários e os mais variados tipos de ocorrências de fraudes. Conhecido na Inspetoria como o “Pai do SITO” (principal ferramenta de apuração de sinistros e fraudes), conduziu uma transformação digital à época, permitindo que os processos antes realizados através de documentos físicos, com investigação e contabilidade fragmentada, fossem migrados completamente para a forma digital, desde o registro e tratamento da ocorrência, até o ressarcimento de valores à clientes.
2017
Em 2017, depois de receber um convite para apoiar o Rodrigo Dantas, sócio fundador da Vindi, ex gerente executivo do Banco Itaú e par e amigo de longa data, Vega resolveu aceitar um novo desafio em sua carreira, e aceitou uma posição de sócio e Head de Prevenção no Aceita, uma subadquirentes responsável pela cobrança do Gateway de Pagamentos.
Nessa oportunidade, foi responsável pelo desenvolvimento e implantação dos dois principais modelos que fortaleceram e garantiram a escalabilidade dos processos de recorrência e sendo: credenciamento de merchants (onboarding) e o monitoramento de perfis e transações. A implementação de um modelo “robusto” de prevenção dentro da adquirência, permitiu a criação de camadas Anti Fraudes (validação de documentos, background check, check list, etc), que deram maior eficiência, agilidade e segurança aos processos de aprovação de credenciados. O sucesso da implantação dos processos de credenciamento, PLDFT, KYC e de monitoramento na Vindi, computou apenas 10 tentativas de fraude em 3 anos de operação, numa carteira de mais de 1000 clientes, 100mil boletos liquidados/mês e quase meio bilhão de reais processados, sem nenhum prejuízo ou diferença computada.
2019
Em 2019, após 3 anos de uma parceria de sucesso, e da implementação bem-sucedida dos modelos que deram sustentação ao crescimento e a superação do desafio inicial da Vindi, de garantir cultura e alicerces suficientes para escalonar o produto no segmento de payments, Vega vende sua parte da sociedade no Aceita (subadquirente do Grupo Vindi) e seguiu buscando novos desafios e empreendimentos inovadores. Porém, em razão de algumas condicionantes não esperadas, principalmente em relação da Pandemia, em 2021, retornou mais uma vez ao mercado financeiro, quando foi convidado para assumir um cargo de Head de Prevenção e Riscos, na FIS, uma das maiores processadoras de Cartões de Crédito do Mundo.
Na FIS , foi responsável pelo gerenciamento da Equipe de BPO do Banco PAN, BMG, Credz e Santander, composta por mais de 400 colaboradores, incluindo 17 supervisores e 3 coordenadores, atuando em mais de 1MM de transações/mês, no tratamento de alertas transacionais de cartão de crédito nas ferramentas Falcon e Case (análise preditiva e gerenciamento de decisão) e Filas de Regras não transacionais, relacionadas a suspeita de fraude em alterações cadastrais, emissão de cartão, transferências, empréstimos, aviso viagem, desbloqueio de cartão, aplicação de POC, parâmetros, recusas SRT, etc.
2024
Atualmente, além de assumir um projeto e um novo desafio no segmento do Varejo (implantação da Área de Prevenção à Fraudes na Área de Cartões), Vega ainda dedica parte do seu tempo ao cargo de Professor em Escola Estadual, auxiliando jovens a melhorar as atividades de leitura, escrita, interpretação e compreensão de texto e, principalmente, a desenvolver habilidades e características básicas para apoiá-los a ingressar no mercado de trabalho. Também presta consultoria sobre Prevenção à Fraudes, escreve e é contumaz defensor desse assunto, principalmente, estudando e buscando novas tecnologias inovadoras, melhores práticas para o segmento, com foco em apoiar e incentivar profissionais, para que possam enxergar e combater as vulnerabilidades desse mercado, garantindo a sustentabilidade e a perenidade do segmento de Meios de Pagamento.
Principais Características : Hard Skills e Soft Skills
Hard Skills:
Implementação de onboarding, com foco em credenciamento, abertura de cadastros, contas bancarias físicas ou digitais, propostas de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
Desenvolvimento de "barreiras" denominadas "Camadas de Prevenção”, para abertura de relacionamento com segurança e com menos fricção (background check, pipeline, workflow, biometria, birôs, regras, travas, KYC, telefone seguro, scorecard, blacklist interna, domicílio bancário, etc).
Prevenção a Fraudes e a Lavagem de Dinheiro (PLDFT/AML), com implementação de técnicas de monitoramento e investigação, com foco em distorções em perfis e comportamentos, variação suspeita de patrimônio, atividades ilícitas ou restritivas, concentrações (CPF, telefone, endereço, etc), característica do negócio x valores de recebimentos, etc;
Avaliação de Não Conformidades, com foco em Compliance, Regras, Governança, Riscos, BACEN, Febraban, COAF, etc;
Construção de Regras de Monitoramento e Alertas Transacionais de Cartões (parâmetros, SRT, Falcon, Case Manager, B2K, Vision, etc), com foco em minimizar os impactos de fraudes, chargebacks e prejuízos financeiros;
Investigação de Fraude Interna e Desvio de Conduta; Apuração de vazamento de informações; Identificação de modus operandi; Elaboração de apresentações e pareceres técnicos, inclusive demandas jurídicas; Atuação conjunta com RH para atribuição de medidas disciplinares.
Soft Skills:
Sempre me preparei para exercer uma liderança diferenciada, buscando também ser inovador, e multiplicador de conhecimentos e de boas práticas, atuando de forma alinhada às necessidades, não só do negócio, mas também das pessoas que nele estão.
Percebi o quão importante é saber lidar com gente, pois os protagonistas da transformação que precisamos, são as pessoas que fazem parte do negócio e que o ajudam a construí-lo.
Sempre procurei exercer uma atividade de alta performance, para superar as expectativas e ser reconhecido pelos níveis mais altos da instituição, porém, consegui enxergar, em tempo, que o mais importante são as parcerias que você fortalece e o legado que voce deixa pra traz.
Hoje, minha principal missão é criar, transformar e fazer a diferença, e mais do que isso, ser feliz e colaborar para que todas as outras pessoas ao meu redor também sejam.